quinta-feira, 29 de setembro de 2016

INTERNACIONAL, CRUZEIRO e SÃO PAULO



   
Olá pessoal tudo bem?

Hoje farei um post em português mesmo só para desabafar um pouco sobre a realidade dos grandes cluber brasileiros (que não está boa).

Destaquei o Colorado e a Raposa porque os dois jogaram ontem pela Copa do Brasil e...perderam...

Para quem não sabe sou São Paulino, mas não se preocupem o post será sobre o 3 times brasileiros.

Vou começar com uma pergunta: Quem gosta de perder? Acho que todos dirão que NÃO!

Não vou ficar aqui dizendo que foi bom o São Paulo ter sido eliminado contra o Juventude que hoje está na 3ª divisão, para ''focar'' no Brasileirão. E também não vou dizer que foi bom o Inter ter perdido para o Santos de 2 a 1 na Vila Belmiro ou que foi bom o Cruzeiro ter perdido para o Corinthians por igual placar no Itaquerão (chamarei assim mesmo).

Mas eu diria o seguinte: Se há males que vem para o bem, acho que chegaram em boa hora. Não dúvido que torcedores diriam que gostariam de ser campeões da Copa do Brasil, eu pelo menos gostaria de ver o Tricolor Paulista levantando o caneco (até hoje inédito). Mas também não duvido que o despontamento que deveria ser enorme, hoje vem junto com aquele pensamento: "é...mas pelo menos agora podemos nos concentrar no Brasileirão". Acho que a maioria dos torcedores pensam assim creio eu.

Nunca tive oportunidade de perguntar a um palmeirense o que ele preferiria, ser campeão da Copa do Brasil e cair para a segundona, ou não vencer a Copa do Brasil mas permanecer na elite do futebol brasileiro. Trazendo essa realidade para o meu time, acho que o gosto seria o mesmo de uma cerveja quente, uma coca-cola sem gás, ou aquele peito de frango seco que é difícil de engolir...

Torcedores do Internacional. Cruzeiro e São Paulo, tenho um comunicado a fazer e de pronto me desculpem por isso....Nossos clubes não são mais clubes de futebol...não mais...são empresas. E como empresas elas têm metas (Ser campeão de um torneio, alcançar G4, Sulamericana etc.) e obrigações diversas (pagar salários em dia, estar dentro das leis) e um fator muito importante e ignorado por cartolas, que é estar sempre em superávit.

O Brasil é um dos poucos lugares onde a lei do orçamento não faz muitas diferenças. Na Europa, excetuado-se algumas zebras que aparecem (porque elas existem mesmo), o resultados dos jogos não são muito diferentes daqueles que nós esperamos, não em relação a placar, mas me refiro ao resultado final do jogo. Por exemplo, quem está sempre disputando o Espanhol? Real Madrid e Barcelona majoritariamente. O Francês? PSG e talvez o Mônaco. Na Inglaterra sim eu sei o Leicester venceu a última temporada, mas o Manchester City, Arsenal, Chelsea, Tottenham, Manchester United e Liverpool monopolizam o topo da tabela (nos últimos anos Liverpool e United tiveram uma decadência).

No Brasil dizemos que o campeonato é muito equilibrado, que possui 10 times brigando pelo maior título nacional....Pura besteira, a verdade é que nosso campeonato é nivelado por baixo...pagamos salários exorbitantes para que depois um time da primeira divisão tendo 2 jogos para disputar consegue ser eliminado por um time da 3ª (estou falando do São Paulo sim). Permitimos que apesar de ser extremamente bem treinado, apareça clubes como AUDAX como surpresa no Paulistão.

Nossos clubes são geridos por pessoas que não são profissionais...os mandachuvas fazem o que querem com as finanças, parece que estão jogando o Monopoly, mas não, estão brincando com milhões de torcedores. Aqueles mesmos que sofrem, que viajam kilômetros num ônibus, que economizam dinheiro o mês inteiro para ver 1 jogo nesse período.

Não sei quantos milhões esses 3 clubes pagam mensalmente aos jogadores, mas se isso fosse parâmetro, nenhum deles deveria estar na parte de baixo da tabela. Antes do dirigente oferecer contrato milionário, deveria ter uma produtividade vinculada a ele. Porque eu sei que a parte mais sensível do corpo é o bolso, mexendo nele você dá um recado ao jogador, se quiser ganhar mais, tem que render mais.

Não vou entrar na questão de mercado de jogador, que na minha opinião é superinflacionado e que os próprios cartolas se permitem brincar com valores.

Daí entra um outro fator...o técnico de futebol. Tudo aquilo que eu disse de marcado inflaciondado, contrato de produtividade etc, se aplica para técnicos. é verdade que em 100% das vezes ele é um escudo entre torcida e diretoria. para mascarar a incompetência daqueles que dirigem o clube, é mais fácil entragar a cabeça do técnico numa bandeja de prata. E é daí que muitos clubes deixam vazar o dinheiro, porque não é simplesmente contratar e depois demitir, você deve ainda pagar os encargos trabalhistas e tudo mais que vier junto do contrato do técnico anterior ao que você contratou. E se demitir o próximo a bola de neve cresçe ainda mais e mais.

O buraco no qual esses clubes se encontram não é só uma questão de técnica, é muito mais que isso, é problema de gestão, de salários que muitas vezes não são pagos, cara-de-pau de alguns jogadores sim, incompetência de técnico. Superinflação de mercado/salários, supervalorização de mão de obra etc.

Se você trabalha numa empresa e não traz resultados você perde o emprego, o futebol é uma das poucas empresas  em que você ganha bem e não precisa trazer resultados, muito pelo contrário, quem não gostaria de ganhar um salário de 6 digitos não é mesmo? Será que algum jogador do América-MG ganha algo perto disso? Eu acho que não, e tenho certeza que cair por cair com certeza é melhor cair com o bolso cheio não é mesmo?

Tomem Vergonha na cara Técnicos, Dirigentes e principalmente os Jogadores porque no final das contas o resultado final de tudo acontece em campo e só vocês entram nele. Honrem o salário de vocês e é claro os TORCEDORES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário